terça-feira, 9 de novembro de 2010

proposta 2010 - identificação e histórico

I – IDENTIFICAÇAO DA UNIDADE ESCOLAR

1) Localização
Estabelecimento de Ensino
Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves – Ensino Fundamental;
Endereço
Rua Águia, nº 1450 – Jardim Sol Nascente – Araucária – PR – CEP: 83.706 –180;
Telefone/Fax
(41) 3901 – 5197;
Município
Araucária;
Prédio
Pertencente ao Município de Araucária;
Entidade Mantenedora
Prefeitura Municipal de Araucária;
Autorização de Funcionamento
Recebeu sua Autorização de funcionamento através da Resolução nº03/2009, publicada no Diário Oficial em 17/09/09.

2) Histórico da Escola
A Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves foi construída com o objetivo de ser um Complexo Educacional de Ensino Integral, para um número limitado de crianças (capacidade para 400 crianças) e com espaços diferenciados de aprendizagem e inaugurada em 10 de maio de 2008, recebendo desde então alunos já matriculados em escolas da região.
No ano da inauguração desta Unidade Educacional (2008) constatou-se que a necessidade de vagas nesta região era superior a sua capacidade. Assim, em uma decisão conjunta entre comunidade e SMED as crianças foram sendo matriculadas no período da manhã ou tarde. No horário contrário ao ensino regular os alunos foram matriculados em Oficinas oportunizando o uso de toda a estrutura deste Complexo. Como esta escola atende alunos oriundos de áreas de ocupação irregular foi de extrema necessidade que permanecessem em atividades educativas além do horário regular de aula.
No ano de 2009 a escola totalizou em sua última estatística 414 alunos, ficando 49 retidos, ou seja 11,83%. Ocorreram somente duas evasões escolares desde sua inauguração. No ano citado 08 alunos participaram da avaliação psicoeducacional, todos foram devidamente encaminhados para atendimento especializado.
De dezembro de 2009 até janeiro de 2010, houve um aumento de 18% no número de matrículas, mesmo assim a escola não conseguiu suprir a demanda.
Conta atualmente com 461 alunos, 09 (nove) salas de aula, 04 oficinas em contra turno atendendo, pela necessidade local, além de sua capacidade: os alunos são matriculados via SERE WEB de 1º a 5º ano; na Classe Especial tem 12 alunos frequentando; mais 27 alunos de sala de recursos oriundos desta escola e escolas vizinhas. Nas Oficinas de contra turno (artes visuais, dança e teatro) atende 100 crianças – alunos não só da Escola como de outras Escolas do bairro.
Partindo da premissa que a Escola Pública tem de ser de qualidade, para ensinar os alunos desta comunidade não basta somente planejar o ensino, mas também prever e realizar ações culturais e sociais constantemente. Portanto além de uma Gestão Democrática esta comunidade exige (e necessita) de uma gestão motivadora e eficiente.

3) Relação dos Profissionais
Pessoal Técnico – Administrativo
FUNÇÃO
PROFESSOR
DIRETORA

SUZANA NUNES BRANCO

DIRETORA AUXILIAR
CRISTIANE LIPINSKI ASSUMPÇÃO
PEDAGOGA
ANGELA MARIA SATLER
PEDAGOGA
CRISTINA MARIA PEIXOTO BERBERT LIMA
SECRETÁRIO
DIVONSIR ANTONIO VOGENSKI
COZINHEIRA

CELECINA ALVES DE LOURENZI
COZINHEIRA

MARIA MARLI DA ROSA TAVARES
SERVENTE

INÊS APARECIDA TAVARES DA SILVA
SERVENTE

LENIR MARIA DA COSTA
SERVENTE

HELENA COIADO
SERVENTE

SOLANGE DUTRA MARTINS
SERVENTE

ROSA MARIA DE SOUZA DOS SANTOS
SERVENTE

TEREZA DE FATIMA DOS SANTOS
AGENTE DE SEGURANÇA

REINALDO SIMOES
AGENTE DE SEGURANÇA

MARCOS PALMER

Professores
SÉRIE
PROFESSOR
FORMAÇÃO
1º ANO
ALESSANDRA FERNANDES VAZ
PEDAGOGIA
1º ANO
OTILIA VILMA NOVINSKI
NORMAL SUPERIOR
1º ANO
VERA LUCIA DELIBERAES
CIÊNCIAS
2º ANO
CARLA ANDREA YAMAWAKI
MAGISTÉRIO SUPERIOR
2º ANO
ANA PAULA NOGAS
PEDAGOGIA
2º ANO
ANA PAULA LISTON
EDUCAÇÃO FÍSICA E PSICOLOGIA
2º ANO
GIZELE ANGELICA GRANDE CARVALHO
PEDAGOGIA
2º ANO
CLAUDIA DANIELE DE OLIVEIRA
PEDAGOGIA
3º ANO
CRISTIANE DE FÁTIMA PISKA
GEOGRAFIA
3º ANO
GILSIELY DOS SANTOS CLAUDIO
PEDAGOGIA
3º ANO
CLAUDIA PALMER
NORMAL SUPERIOR
3º ANO
JORGIA VANJURA DO NASCIMENTO
CURSANDO PEDAGOGIA
4º ANO
MARCIA DE OLIVEIRA FERREIRA
PEDAGOGIA
4º ANO
AMÉLIA GALVÃO PEDROZA
ESTUDOS SOCIAIS
4º ANO
WANDERLEIA CARLETTI
PEDAGOGIA
4ª SÉRIE
SÔNIA APARECIDA CORDEIRO
PEDAGOGIA
4ª SÉRIE
KELLY MARISE COSTENARO
LETRAS
4ª SÉRIE
ZÉLIA MASCARENHAS DOS SANTOS
HISTÓRIA
CLASSE ESPECIAL

PATRICIA F. DA SILVA

LETRAS
SALA DE RECURSOS
SOELI DO ROCIO NUNES LECHINHOSKI
PEDAGOGIA
PROFESSORA ORIENTADORA
ANDREA LEON DE AGUERO
SOCIOLOGIA E DIREITO
LITERATURA
ZENILDE A. DOS SANTOS SILVA
PEDAGOGIA
EDUCAÇÃO FÍSICA
LUZIA FERNANDES BENDER
PEDAGOGIA
LITERATURA
CRISTIANE NASCIMENTO B. AMARAL
LETRAS
ARTES
VERA LUCIA GRIBOSE
NORMAL SUPERIOR
ARTES
RAQUEL ALMEIDA C. ZUCHELLO
EDUCAÇÃO ARTÍSTICA
EDUCAÇÃO FÍSICA
SELMA CRISTINA DE FREITAS
PEDAGOGIA
ARTES
LUCIANA PEREIRA DA S. MACHADO
PEDAGOGIA
ARTES
SUELI T. DE PAULA BARFKNECHT
PEDAGOGIA
CORREGENTE
ROSELIANE DE FÁTIMA GODOI DE OLIVEIRA
ADMINISTRAÇÃO E PEDAGOGIA
CORREGENTE
LUCIANA VIEIRA DO PRADO CUNHA
PEDAGOGIA
TEATRO
JOÃO ÁLVARO DE JESUS

DANÇA MODERNA
FERNANDO VIDAL






Da relação de professores e pedagogas desta Unidade Escolar somente quatro profissionais não possuem pós-graduação, e somente uma professora ainda está cursando o Ensino Superior. Do total de graduados 31% escolheram o curso de Pedagogia como Ensino Superior. Cerca de 90% dos professores residem em Curitiba, dependendo de automóvel próprio ou transporte coletivo para chegar ao trabalho, dificuldade ainda maior pois esta mesma porcentagem possui outro padrão de trabalho (seja em Curitiba, Araucária ou outra cidade da região metropolitana). Os professores de teatro e dança são funcionários do quadro próprio da Secretaria da Cultura, trabalhando nesta escola através de uma parceria entre esta e a Secretaria de Educação.
O secretário da escola é funcionário efetivo da Prefeitura Municipal, porém ingressou na função de Auxiliar Administrativo, pois não existe no Estatuto dos Funcionários o cargo de Secretário de Escola. As cozinheiras ingressaram na Prefeitura Municipal por meio de concurso para Auxiliar de Limpeza e vieram trabalhar como cozinheiras através de capacitação dentro da rede (o cargo de cozinheira está sendo extinto do quadro de funcionário efetivos da Prefeitura Municipal). Neste dado momento, as serventes são funcionárias terceirizadas contratadas pela Empresa Nova Geração, prestadora de serviços e não possuem estabilidade no trabalho (estas são todas moradoras de Araucária, em bairros próximos à Escola).

4) Caracterização sócio-econômica da Comunidade Escolar
Para a coleta de dados foram utilizados questionários elaborados previamente pelas professoras e alunos das quartas séries e revistos pela equipe pedagógica, com base nas histórias de vida que estes relatam sobre os bairros onde vivem. Foram entregues 425 questionários e o levantamento de dados se deu através dos 340 entregues e respondidos pelas famílias dos alunos de toda a escola.
Foi constatado que a maioria das famílias vivem em áreas de Ocupação Irregular:






Em relação aos alunos cerca de 46% nasceram em Araucária, os demais são de municípios vizinhos e algumas famílias provenientes de outros estados:




Os moradores relatam encontrar na comunidade onde moram:

Na pesquisa foi constatado que a faixa etária dos pais está, sua maioria, acima dos 31 anos de idade, sendo que estes não concluíram o Ensino Fundamental.
Dos alunos da escola 55% moram com os pais, 23% moram somente com a mãe, 12% estão sob a tutela dos avós e 10% são criados por parentes próximos ou mãe social.
Outra constatação desta pesquisa foi o levantamento da renda familiar (descritas no gráfico abaixo), sendo que destes 68% dos trabalhadores possuem carteira assinada:
As mães exercem a profissão de: serventes, cozinheiras e auxiliar de cozinha, domésticas, diaristas, comerciantes, autônomas e há aquelas que são do lar. Os pais são motoristas, soldadores, eletricistas, mecânicos, metalúrgicos, jardineiros, pedreiros, agentes de segurança, montadores, alguns exercem a função de encarregado, gerente de qualidade e mestre de obras.
Através do levantamento de dados notamos que as famílias com carteira assinada, mesmo tendo baixa escolaridade, conseguem um salário razoável para sustento. Porém, evidencia-se que quanto maior o grau de escolarização, melhor o salário obtido.
Na descrição dos bens e eletrodomésticos pode-se constar que muitos bens de consumo estão presentes nos lares, como:

No entanto algumas famílias ainda não possuem eletrodomésticos considerados básicos, como fogão a gás e geladeira. Estas descrevem que empregam seus ganhos principalmente na compra de alimentos, roupas e pagamentos de dívidas, das mais diversas.
Com relação aos hábitos diários, as famílias relatam comprar alimentos comuns e saudáveis para a alimentação dos filhos, como: feijão, arroz e leite. Os pais que trabalham fora mostram a preocupação por deixarem seus filhos sob os cuidados de terceiros (Casa da Criança, babás...) ou sozinhos em casa, relatando que estes destinam bastante tempo diante da televisão (de 04 a 06 horas diárias) e que muitos ficam determinado tempo no videogame ou nos jogos do computador (também nas chamadas Lan House) sem a supervisão de um adulto.
Quando questionados sobre o futuro dos filhos, muitas famílias não acreditam que estes cursarão o Ensino Superior, e que caso tenham que optar que um dos seus filhos o faça a preferência apontada foi para os meninos, pois (segundo relatos) estes tem a responsabilidade de sustentar uma família. Muitos pais consideram a escola a única responsável pela aprendizagem das crianças, dado importante quando se analisa que cerca de 11% dos alunos são repetentes da série em que estão matriculados e tem um número significativo de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Sendo assim faz-se necessário mediação constante das professoras, acompanhamento das pedagogas e orientação às famílias com os devidos encaminhamentos para avaliação psicoeducacional (vale lembrar que esta é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação e que somente 2% do total de alunos da escola são avaliados por ano) e de especialistas em alguns casos.
Sobre a escola as famílias afirmam, em sua maioria, ser uma escola de qualidade, com bons e dedicados profissionais, organizada, preocupada com o desenvolvimento global dos alunos.

5) Caracterização das Condições Físicas e Materiais
- Salas de aula
Esta Unidade Escolar conta com 09 salas de aula, nas medidas de acordo com a Resolução nº 318/02 – SESA (42,24 m2). Com capacidade para 25 alunos por turma. Está equipada com 25 conjuntos escolares, um quadro verde grande, 01 mural, 01 tela para projeção, 01 ventilador, 01 armário e 01 mesa do professor.














- Equipamentos que atendem as finalidades do Projeto Pedagógico
02 rádios completos;
01 televisão 29 polegadas;
01 aparelho de DVD;
03 aparelhos de mimeógrafo a álcool;
01 retroprojetor;
01 planetário;
30 caixas de material dourado;
05 caixas de blocos lógicos;
Alfabeto móvel.
- Salas para atividades especiais

Sala de dança

Com espelhos e piso emborrachado.













Biblioteca
Com 04 estantes, 03 mesas redondas, 12 cadeiras almofadadas, fantoches e dedoches e acervo de livros.















Sala de Artes
Com 02 mesas retangulares, 02 armários, 03 pias e 02 estantes de aço.















Sala de Reuniões
02 salas de reuniões, com parede divisória e com 30 cadeiras almofadadas cada.
















Laboratório de Informática
Com 15 computadores e 01 impressora.













Refeitório
- Composto por 34 mesas para refeição e 17 bancos.














Recursos
Materiais: utiliza-se para pequenos reparos as equipes de manutenção disponibilizadas pela SMED e Secretaria Municipal de Obras, bem como através de lista-pedidos recebemos na escola material de limpeza, manutenção no laboratório de informática e material escolar.
Também utiliza-se a verba do PDDE para material esportivo, pedagógico e de construção.

5.1) Condições Físicas e Materiais Necessárias
A Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves, apesar de ter uma estrutura diferenciada, precisa ainda de um espaço coberto amplo (exemplo: quadra coberta ou ginásio fechado), espaço adequado para brinquedoteca, Livros de Literatura Infantil de qualidade, materiais pedagógicos em número suficiente para toda a demanda, brinquedos e principalmente mobiliário (carteiras e cadeiras) de acordo com a faixa etária atendida, ampliação da sala dos professores, equipamentos de informática atualizados e disponíveis aos professores (um computador para cada sala da administração), maquina fotocopiadora, equipamento de som e multimídia.

6) Regime de Funcionamento
A Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves - Ensino Fundamental, funciona no período da manhã das 7h:30min às 11h:30min e no período da tarde das 13H às 17H e oferece à comunidade Educação Básica nas etapas do Ensino Fundamental.
I.Ensino Fundamental obrigatório de nove anos, com implantação gradativa, de 2008 a 2011, com oferta de 5 (cinco) anos/séries iniciais.
II.Educação Especial destinada a estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais, sendo atendidos em turmas de Classe Especial e Sala de Recursos.
III.Cursos de Oficinas Permanentes em contra-turno para os alunos matriculados no Ensino Regular desta escola (nas vagas excedentes são matriculadas alunos de outras escolas); no período da manhã as oficinas acontecem das 8h30m às 11h e no período da tarde das 14h às 16h.



ESTATÍSTICA MENSAL DE ALUNOS E PROFESSORES / SÉRIES INICIAIS E FINAIS



















OUTRAS MODALIDADES







MODALIDADE
Nº TURMAS
TURNO
TRANSP.
 
M
F
T

CLASSE ESP.
1
TARDE
5
 
6
4
10

TOTAL
6
4
10



















MODALIDADE
Nº TURMAS
TURNO
TRANSP.
 
M
F
T

SALA DE REC.
1
MANHÃ
0
 
20
9
29

TOTAL
20
9
29



















TOTAL DE 1º A 5ª SÉRIE


TOTAL
Nº TURMAS
Nº INCLUSOS

T


1º ANO
3
0

78


2º ANO
5
1

129


3º ANO
4
1

97


4º ANO
3
2

74


4ª SÉRIE
3
4

79


TOTAL GERAL
18
8

457




7) Calendário Escolar
O calendário organiza-se em 200 dias letivos e 800 horas, conforme a LDB nº 9.394/96.






































7.1) Projeto de Complementação de Carga Horária

DATA
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
CARGA HORÁRIA
PARTICIPANTES
CONTEÚDOS TRABALHADOS
10/04
Atividade Formativa: Estudo e Reescrita da Proposta Pedagógica.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Alunos de 4ª Série e representantes de turma
Pesquisa e postagem no Blog (uso da internet);
Concepções de Educação e Sociedade.
20/04
Atividade Formativa: Projetos e Planejamentos.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Alunos de 4ª Série e representantes de turma
Planejamento
15/05
Atividade Artística e Cultural: Apresentações com os temas: dia das mães e aniversário da Escola.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Todos os alunos
leitura e interpretação textual;
Pesquisa e postagem no Blog (uso da internet);

29/05
Atividade Formativa: Estudo e reescrita da Proposta Pedagógica.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Alunos representantes de turma
Gráficos e tabelas com análise de resultados;
Pesquisa e postagem no Blog (uso da internet);
Concepções de Educação e Sociedade.
26/06
Atividade Artística e Cultural: As diferentes manifestações de comemoração da Festa Junina.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Todos os alunos
Pesquisa e Opinião e análise dos resultados;
Expressividade do corpo;
Movimento, som e forma;
Manifestações culturais.

17/10
Atividade Artística e Cultural: Estréia da Peça “Sonho de uma Noite de Verão”.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Todos os alunos
Pluralidade e diversidade Artística (o teatro).
25/11
Atividade Artística e Cultural: 2ª Mostra de trabalhos da Escola e Certificação dos alunos que participam das Oficinas de contra-turno.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Todos os alunos
Todas as áreas do conhecimento: diferentes formas de ensinar e aprender.

Atividade Formativa: Leitura e interpretação de textos bases para a Proposta Pedagógica.
4 horas
Conselho Escolar
APPF
Equipe Docente
Alunos representantes de turma
Pesquisa e postagem no Blog (uso da internet);
Concepções de Educação, Currículo, Gestão e Sociedade.

OBSERVAÇÕES PERTINENTES:
O presente Projeto foi aprovado pelo Conselho Escolar no dia 23/04/10.
Sugerimos retornar do Recesso Escolar dia 12 de agosto para evitar novas complementações de carga horária e efetivar o trabalho em sala de aula.
Com relação as últimas 4 horas de leitura dos textos bases para a Proposta Pedagógica, estas estão sendo feitas em grupos, além do horário de trabalho, ou nos finais de semana e postagens de textos no Blog da Escola.




8- Histórico do Processo de Construção da Proposta Pedagógica
A atual Proposta Pedagógica desta Unidade Escolar foi homologada em 12 de novembro de 2008, por já considerar as mudanças do Sistema de Ensino para 09 anos, os passos seguidos para sua restruturação não foram tão árduos, porém exigiram estudo e organização coletiva.
O primeiro objetivo na escrita desta Proposta foi tornar a Proposta Pedagógica vigente conhecida, uma vez que do ano de 2008 para 2009 houve grande mudança no quadro de profissionais da escola. Os trabalhos iniciaram-se com o Plano de Ação de 2009.
Seguindo o princípio da Gestão Democrática e a necessidade de uma Fundamentação Teórica concisa, os momentos de estudo e trabalho contemplaram todos os segmentos que compõem a comunidade escolar.



Iniciamos o trabalho construindo uma colcha de retalhos para integrar todos os membros da comunidade escolar, após encontros para leitura e análise da Proposta em questão foi realizado o levantamento das divergências de concepção encontradas. Assim, houve-se a necessidade do estudo da concepção de educação presente nas Diretrizes Municipais de Educação. Durante o ano de 2010, também através de encontros previstos no Plano de Ação, foram os integrantes da escola dividiram em grupos de estudo e escrita formulando portanto os textos que compõem as Concepções desta Proposta Pedagógica, após cada momento de estudo eram feitas para o grande grupo as apresentações dos textos produzidos para que todos pudessem não só se inteirar de todos os temas, como também opinar e contribuir com o todo (para não fragmentar).

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