PRESSUPOSTOS DE AVALIAÇÃO


NORMAS PARA A REALIZAÇÃO DA AVALIAÇÃO
NA ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA DELANI APARECIDA ALVES

APRESENTAÇÃO
A formação não se constrói por acumulação (de cursos, de conhecimentos ou de técnicas), mas sim através de um trabalho de reflexibilidade crítica sobre as práticas e de (re) construção permanente de uma identidade pessoal. Por isso é tão importante investir a pessoa e dar um estatuto ao saber da experiência ” (Antonio Novoa, 1992).

A gestão democrática está pautada no respeito ao princípio da alteridade, que valoriza a distinção do outro, que compreende as diferenças advindas das relações de contraste. Portanto, é importante saber ouvir, saber fazer análises e, a partir de então, tomar as decisões cabíveis em todas as situações compartilhadas no ambiente escolar .
Partindo desse princípio o objetivo de se investir uma verba específica da escola em livros pôde suscitar inúmeras questões: “será que vamos apenas gastar a verba?; como aplicá-la da melhor maneira possível?; seria melhor simplesmente doar o livro para as professoras?”
Comprar os livros “Avaliação na pré-escola ”, no entanto, teve como intenção suprir a necessidade de uma leitura fácil e imediata que embasasse nossa formação neste momento histórico vivido pela escola.
Momento histórico especialmente vivido pelos profissionais lotados na Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves durante um movimento de ação-reflexão que encarou de frente a construção de um parecer descritivo digno do trabalho realizado – transparente, significativo e comprometido – por todos os profissionais da educação, que entendem a função social de sua profissão.
Alguém talvez pudesse pensar “porque gastar R$ 858,00 em livros que, talvez, nem fossem lidos ou aproveitados pelos professores, numa época em que existe tanta falta de material escolar e de expediente para o nosso dia a dia?”
Com a perspectiva, portanto, de gestar democraticamente nossa escola e por acreditar no grupo como um coletivo de profissionais que tem vez e voz, necessária foi a busca por meios que minimizassem as preocupações com a escrita do parecer e a necessidade de mudar a maneira como nossos alunos seriam avaliados. Tal investimento foi e é uma forma de reconhecer a competência das professoras desta escola que tanto lutam por obterem a qualidade na educação pública de nosso Município, como pré-requisito para nossa formação continuada.
No momento em que na hora atividade – nesta escola – estuda-se a revisão curricular, a avaliação como forma de real de resultado do processo ensino-aprendizagem, buscando reconhecer a todos como integrantes da Proposta Pedagógica e conhecendo as Diretrizes Municipais de Educação, não admite-se, nesta escola, pedagogo que não estude, que não interfira, que não questione, que não pense e planeje junto. Não se admite profissionais que somente ajudem a recortar e imprimir papéis, que somente se disponham a digitar e grampear as atividades diárias. O foco da equipe pedagógica da Escola Delani – pela competência de seu grupo – tem que ser o PLANEJAMENTO. O bom planejamento, é compreendido como um instrumento que construo, que efetivo significativamente o meu trabalho (é a materialidade do trabalho docente) e reconheço na presença do aluno a existência de um outro sujeito que “existe”, e que pensa.
Usufruindo da competência e responsabilidade é que as pedagogas procuram mostrar a necessidade de sempre estar estudando para melhorar a ação de ensinar. Portanto, também não se pode acomodar em dizer: “Ah, eu sou uma professora tradicional”.
  • Lembre-se que estamos no século XXI;
  • que a concepção do Município de Araucária, há 20 anos é histórico-crítico;
  • porque a Proposta Pedagógica da escola revela que a caminhada – a trajetória do processo de ensino-aprendizagem desta Escola fundamenta-se em bases teóricas além das apresentadas em assessoramentos e formações da mantenedora.
Vale lembrar que, mesmo com comentários que insistem em transmitir a ideia de que a Proposta Pedagógica está escondida, ela está postada na internet por meio do blog da escola.
Sendo assim, notadamente podemos compreender que, se o objetivo é continuar trabalhando nesta escola, ter-se-á que estudar.
Desta feita, conclui-se que este documento, após as discussões e ações propostas contempla e corrobora os pressupostos de avaliação da Escola Delani, propondo-se também sua inserção como adendo em nossa Proposta Pedagógica e em nosso Regimento devendo ser seguido por todos os professores que estiverem lotados nesta Escola, em qualquer condição: fixos, substitutos, designados, com ordem de serviço (seja regente, corregente, projeto, apoio).

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL
Constituição da República Federativa do Brasil, 1988, artigos 205 e 206.
Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, Lei 9394/96.
Resolução n°04 de 2010 do Conselho Nacional de Educação, artigo 46.
Resolução n°05 de 2009 do Conselho Nacional de Educação, artigos 10 e 11.
Parecer n°07 de 2010 do Conselho Nacional da Educação.
Resolução n°08 de 2006 do Conselho Municipal de Educação, artigo 18.
Diretrizes Municipais de Educação, 2010, capítulo 3, item 3.5.
Proposta Pedagógica da Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves.

PRESSUPOSTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação é compreendida como uma importante etapa do processo ensino aprendizagem, na qual o professor investiga e interpreta os dados do desenvolvimento da aprendizagem dos alunos e de seu próprio trabalho, esta deve ser:
...um ato consciente de reflexão e de ação. Para a superação desta condição é necessário redimensionar não somente a forma de avaliar, mas também sua forma de conceber o ato educativo, sua metodologia, a maneira como seleciona os conteúdos e consequentemente os objetivos e os instrumentos utilizados, na efetivação da aprendizagem e do ensino com resultados significativos para ambos os sujeitos.” (DMC’s, 2010).

O processo de avaliar deve-se considerar:
- a postura pedagógica do professor;
- o compromisso de educar e avaliar;
- o planejamento;
- o contexto histórico-cultural-social dos alunos.
Nesta escola a avaliação deve:
- mediar a ação educativa buscando entender como cada aluno interage com a aprendizagem;
- ser processual, diagnóstica, contínua e qualitativa;
- ser reflexiva (oportunizando a reflexão sobre a didática e a prática do professor);
- incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem;
- utilizar-se de múltiplos registros, várias técnicas e diferentes instrumentos;
- não deve admitir as chamadas provas de final de período (seja bimestral ou trimestral);
- deve priorizar a criticidade, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal;
- o processo avaliativo inicia-se na construção do planejamento e é intrínseco à ele;
- a concepção de avaliação desta escola repudia a avaliação classificatória (baseada em notas e em pareceres que são preenchidos através de conceitos);
- a avaliação deve fornecer subsídios para que o professor possa analisar o erro com construção de estratégias para superá-lo e não entendê-lo como julgamento de capacidades dos alunos.
O registro formal do processo educativo aqui se dá por meio do Parecer Descritivo, do 1° ao 5° ano, estes possibilitam acompanhar a história da vida escolar dos alunos registrando as ações do processo de ensino aprendizagem pelas quais o aluno já passou.
Para a criança, o relatório de avaliação é o registro que historiciza o seu processo de construção de conhecimento e que constitui a sua identidade”.(Hoffman,2006, pag. 56)
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