Planejamentos de Aula


PLANEJAMENTO 1º SEMESTRE/2012
1º ano A – manhã e 1º ano A e B – tarde
Professoras: Márcia Regina Araújo Partica,
                     Otília
                     Vera Deliberaes

DISCIPLINA: Língua Portuguesa
Atividades e descrição das possibilidades metodologias
Conteúdos envolvidos
Critérios de avaliação
Tomar o texto como objeto de ensino, oral e escrito
Nos encaminhamentos tomar o texto de uso na sociedade – para reflexão com os alunos – e para uso por parte dos alunos.
Inter-relacionar 3 práticas:
- Prática de leitura;
- Prática de análise linguística;
- Prática de produção coletiva (oral/escrita)
Cada texto trabalhado diferenciar de outros, pois são produzidos em condições diferentes, considerar:
- O que se diz ( tema);
- Por que se diz ( intenção);
- Para quem se diz ( público alvo);
- Onde se diz ( suporte/local);
- estrutura do texto;
- recursos lingüísticos;


Trabalhar com representação, símbolos.
  • A história da escrita;
  • Diferentes Imagens;
  • Crachás: do banheiro, ajudante e do nome;
  • Placas;
  • Alfabeto;
  • Comunicação alternativa;
Prática de leitura
  • Leitura diária pela professora de livros de literatura e ou de outros gêneros de textos (poema, cartão, notícia, parlenda, adivinha, receita, quadrinha, cantigas de roda);
  • Leitura diária do cartaz com a rotina semanal;
  • Leitura do crachá;
  • Leitura de textos pela professora e depois acompanhada pelos alunos;
  • Ouvir histórias;
  • Leitura de imagens
  • Leitura de todos os bilhetes enviados aos pais;
Prática de análise linguística
  • Atividades variadas para explorar o crachá do nome de todos ( formação de grupo com nomes que iniciam com a mesma letra, bingo de letras no crachá, pintar, criar um símbolo, contar as letras);
  • Recorte de letras;
  • Contorno de letras (vogais e letras do nome);
  • Estrutura dos diferentes gêneros textuais trabalhados (ex.: título, versos, assinatura, data...)
  • Letra inicial e final do nome de cada aluno;
Prática de produção coletiva (oral/escrita)
ORALIDADE
  • Dia da novidade – toda quinta-feira os alunos trazem um objeto significativo para relatar para a turma;
  • Mascote da turma – relato do que fez com o mascote em casa;
  • Ajudante – levar recados orais para pessoas da escola;
  • Cantigas;
  • Jogos – ensinar outra criança jogar;
  • Roda da conversa – relatar como foi seu final de semana;
  • Organização de entrevistas ( perguntas para pais, colegas e para funcionários da escola);
  • Recontar histórias;
  • Criar novas;
  • Brinquedoteca ( em contato com brinquedos imitam os adulto no dia a dia)
PRODUÇÃO/COLETIVA

  • Registro de alguns relatos dos alunos do que fizeram com o mascote em casa;
  • Lista de chamada; lista do ajudante;
  • Lista de atividades, que realizaram no dia;
  • Resumo de histórias lidas pela professora;
  • Mudança do final das histórias;
  • Bilhetes para o ajudante entregar a alguém da escola;
  • Convite para outra turma, ou pessoas da escola, para visitar nossa sala;
  • Recados para a turma da tarde;
- Símbolos;
- Escrita como sistema de representação;
- Função social da escrita;
- Direção da escrita;
- Alfabeto;
- Sequência lógica;
- Expansão de idéias
- Gêneros textuais: relatos, Adivinhas, lista, parlendas, cantigas de roda, convite e bilhete.
- Sequência alfabética;
- Produção coletiva de textos;







- Interage com o colega;
- utiliza corretamenta a direção da escrita;
- Diferencia letra de outros símbolos;
-Reconhece seu nome;
- escreve seu nome sem ajuda;
- mantém sua atenção nos momentos de explicação ao coletivo.
- identifica a função social da escrita;
- reconhece as vogais;
- percebe as diferenças entre os textos trabalhados. (ex. adivinha, cantiga de roda, bilhete, cartão, lista, informativo)
- apresenta ampliação de vocabulário;
- participa de produção coletiva de textos;
- representa com clareza desenhos de suas atividades;
- relata oralmente de forma clara e lógica suas histórias;
- lembra sempre de trazer o que é solicitado;
- Apresenta ritmo na repetição de diferente4s gêneros textuais.
- respeita os momentos de ouvir e falar;
- desenvolve tarefas de acordo com a ordem pré- estabelecida;
- participa da escolha de livros;
- antecipa o assunto do texto com base no título ou imagem com mediação da professora;
- ouve, com atenção, textos e músicas de diferentes gêneros;

DISCIPLINA: CIÊNCIAS
Atividades e descrição das possibilidades metodologias
Conteúdos envolvidos
Critérios de avaliação
Trabalho com o Ecossistema


Inter-relacionar os três eixos:
  • Universo e Planeta Terra;
  • Ação Humana
  • Matéria e Energia;


- Confecção de um Calendário mensal identificando a situação do tempo de cada dia.
- Reconhecimento do corpo – cantigas de roda, recorte e colagem das partes do corpo, jogos com a imagem das diferentes partes do corpo;
- Dia e a noite- literatura (como acontece, como fica o céu, o que muda, atividades de alguns animais) Planetário – Globo ( lugares diferentes)
- Aproveitar o espaço do refeitório, utilizando talheres, saladas diversas, postura, mastigação, local, alimentação e o espaço;
- Caixa tátil
- degustar diferentes alimentos: doce (bala de goma), salgado (salgadinho palito), azedo (limão) e amargo (chimarrão)
- colorir figuras representando o sabor dos alimentos degustados;
- construção de um gráfico coma figuras representando o sabor que mais gostou, dos degustados
- Análise do gráfico, observando: Qual foi o sabor mais apreciado? Qual foi o que menos gostarão? Por que a maioria gostou deste sabor?
- Conversar sobre como chega a informação do sabor dos alimentos no cérebro ( papilas degustativas)
- Brincar de adivinhar o alimento: Um aluno escolhe um alimento para colocar na boca de outro colega que deverá estar com os olhos vendados e esse deverá adivinhar que alimento é e ainda dizer se é azedo, doce, amargo ou salgado.
- Pintar figuras que representam os sabores provados;
- Representação através de desenhos;
- Análise de imagens com diferentes vestuários.
- Realizar a escovação (Parceria com o Posto de Saúde)
- Diariamente trabalhar na oralidade a higiene corporal e alimentação.
- Softwares educativos para reconhecimento das letras, cores,...
- O sol
- A Terra
- Movimentos da terra
-Rotação: dia e noite
-O sol como fonte de energia.
- A importância do sol para os seres vivos.
- Proteção contra variações de temperatura: o calor e frio
- Higiene corporal e bucal
- Alimentação
- Hábitos saudáveis: qualidade de vida.
-Introdução ao Corpo humano: órgãos do sentidos e suas funções.
.
- Percebe as diferenças e semelhanças do seu corpo com os dos colegas.
- Reconhece as partes do corpo humano;
- Distingue as vestimentas adequadas para proteção do seu corpo;
- Identifica e reconhece as funções dos órgãos dos sentidos;
- Compreende como acontece o dia e a noite;
- identifica as diferentes texturas táteis;
- Distingue o sabor de diferentes alimentos como amargo, salgado, doce e azedo;
- apresenta postura adequada no momento da refeição;
- Identifica hábitos saudáveis quanto a higiene.
- Reconhece alguns hábitos saudáveis em relação a alimentação.
- respeita as diferentes opiniões que surgem nos debates, como a escolha de cada um.

DISCIPLINA: MATEMÁTICA
Atividades e descrição das possibilidades metodologias
Conteúdos envolvidos
Critérios de avaliação
,Eixos: Números e operações, geometrias, grandezas e medidas e tratamento da informação.

Apresentação do Calendário com os 12 meses. Com legenda identificando o dia do aniversário de cada aluno.
Preenchimento diário da situação do tempo no calendário de cada mês;
Contagem diária: número de alunos presente e dos que faltaram.

Atividades para contornar o numeral;
Atividades de relação número quantidade;
Atividades com os blocos lógicos, para identificação e classificação das formas geométricas;
Uso de embalagens para seriação, classificação, comparação, ordenação, sequenciação e quantidade;
Jogos com diferentes formas de registro das partidas; Ex. um palito de fósforo para representar cada partida;
Representação de gráficos com caixas de fósforos, com papéis coloridos e desenhos; (Ex. de animais de estimação, aniversariantes, brincadeiras preferidas, eleição para o filme escolhido, entre outros)
Diferentes formas de organizar as carteiras da sala; ( filas de 2 em 2, de 3 em 3, em círculo.)
Confecção de tabelas (resultado de jogos, dia do ajudante, mascote);
Tabela de rotina;
Diferentes organizações da fila;
Brincadeiras com bola para conceito de Localização no espaço: em cima, embaixo, atrás, na frente, fora, direita, esquerda. (análise de imagens)
Representação de formas geométricas com desenhos e recorte colagem.
Contação de histórias com ênfase em noções do tempo.
Softwares educativos
- História e função social do número;
- Formação do conceito de número;
-Símbolo e quantidade;
- Comparação, Classificação, seriação, ordenação sequenciação, correspondência e agrupamento
- Localização no espaço: em cima, embaixo, atrás, na frente, fora, direita, esquerda.
- Formas geométricas no espaço em que está inserido;
Semelhanças e diferenças entre formas geométricas planas (triangulo, retângulo, quadrado e círculo)
- Noção de tempo (amanhã, hoje, ontem)
- Calendário (dia semana e mês)
- Tabelas: aniversariantes, resultados de jogos...
- Unidade não padronizadas: Comprimento: pé, palmo, passos, polegadas.. Massa: pesado/leve, Capacidade: Cheio/cheio/vazio, Tempo: antes/agora/depois/ amanhã/ ontem/ hoje
- Compreende a função social dos números;
-Estabelece relação número /quantidade até 5;
- reconhece e identifica as formas geométricas (quadrado, triângulo, retângulo e círculo);
- Diferencia o conceito de ontem, hoje e amanhã;
- Apresenta noções espaciais, como por exemplo, em cima embaixo, na frente, atrás, etc.
- Reconhece formas geométricas, bidimensionais e tridimensionais, identificando suas semelhanças e diferenças;
-Interpreta dados apresentados, por meio de listas, tabelas e gráficos.
- classifica elementos de acordo com o que lhe foi proposto.
Experimenta diferentes possibilidades;
- compreende a sucessão dos dias e dos dias da semana.
- utiliza medidas arbitrárias de comprimento e capacidade para realizar medições;
Realiza sequência repetitivas obedecendo a regra estabelicida;
- realiza estimativas entre mais e menos.


DISCIPLINA: HISTÓRIA
Atividades e descrição das possibilidades metodologias
Conteúdos envolvidos
Critérios de avaliação
OBJETO DE ESTUDO: EXPERIÊNCIAS HUMANAS NO TEMPO
Trabalho com documentos históricos e produção de narrativas para desenvolver a conciência histórica.


Para trabalhar a identidade dos alunos fazer:
- O Calendário com dia do aniversário;
- Questionário para os pais com questões individuais;
- Rodas de conversa;
- Representação por meio de desenhos de sua família;
- Produção de narrativa da história de um dos alunos;
- exposição de fotos dos alunos de quando eram menores;
- Cantiga de roda “Eu era Assim”
- Análise de fotos de diferentes tipos de organização familiar;
- Obras de arte representando famílias (Ex. Portinari, Tarsila)
- Construção das Regras da sala, da fila, do ajudante, do cuidado com o mascote;
- Dramatização de situações cotidianas;
- Recorte e colagem de diferentes grupos sociais;
- Leitura de histórias envolvendo diferentes grupos sociais;
- Dramatização de grupos sociais (festas, desfiles, escola...)
- Softwares educativos
- Organização da vida diária: antes e depois;
- noção de calendário: dia e semana
- A família enquanto organização social: graus de parentesco e árvore geneoalógica;
- A responsabilidade de cada integrante da fam´lia;
- Direitos e deveres;( minha responsabilidade na família
- As relações de poder entre eu e outros nas brincadeiras;
- As relações de poder na família;
- A história do meu nome e dos outros;
- Os diferentes tipos de família;
- Identifica uma foto como antiga;
- Identifica o seu aniversário no calendário;
- Relata histórias utilizando conceitos históricos (ontem, quando era pequeno, no passado)
- Estabelece seqüência cronológica compreendendo que as coisas se modificam ou permanecem com o tempo.
- Estabelece comparações simples entre passado e presente.
- Compreende que a sua história faz parte de outras e que as histórias têm um passado.
- Identifica diferentes grupos sociais;
- compreende que existem direitos e deveres das crianças;
- participa da construção das regras da turma;
- Percebe diferentes organizações de famílias;
- identifica e respeita as diferenças de cor entre as pessoas:



DISCIPLINA: GEOGRAFIA
Atividades e descrição das possibilidades metodologias
Conteúdos envolvidos
Critérios de avaliação
Eixos: Espacialização, a formação sócio-territorial, modernidade e dimensão sócio-ambiental.
Conceitos de: Paisagem, território, região e lugar.
Utilizar: mapas, globos e maquetes.
- Contorno do corpo em papel bobina
  • Dia e a noite- literatura (como acontece, como fica o céu, o que muda, atividades de alguns animais) Planetário – Globo ( lugares diferentes)
  • Acompanhamento do calendário;
  • Softwares educativos
Representando seu corpo em diferentes posições ( contorno do pé, contorno deitada.
Vestuário
Medidas de tempo
Espaço da casa
Sala de aula
Percurso de casa a escola;
Sinalização
Placas
Transportes
Movimentos da Terra;
Medida de tempo: dia, semana, mês
Estação do ano;

Identifica s´mbolos utilizados no seu cotidiano relacioanado-os aos seus siginificados.
- identifica os elementos que diferenciam o dia da noite;
- diferencia dia, semana e mês;
- reconhece o dia do seu aniversário no calendário;
Araucária, 29 de fevereiro de 2012.




 

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