terça-feira, 9 de novembro de 2010

Proposta Pedagógica 2010 (justificativa)

JUSTIFICATIVA
A Proposta Pedagógica da Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves aqui sistematizada, apresenta nesse momento a preocupação e o compromisso dos educadores com a melhoria do ensino para responder às necessidades sociais e históricas, que caracterizam a sociedade e as especificidades da comunidade local.
Sabemos que é preciso repensar a escola que temos hoje e seu desempenho como transmissora do saber, ser questionada e posta a prova a todo momento, através dos inúmeros problemas que tanto alunos como professores enfrentam a cada ano escolar. Atualmente, a escola desempenha sua função social que é a de propiciar ao educando a aquisição de instrumentos de acesso ao saber elaborado e científico. Por um lado, a escola não consegue acompanhar a evolução tecnológica, a uma distância significativa entre o que acontece fora de seus muros e no seu interior. Fora da escola o aluno se depara com uma realidade prática e repleta de exigências, enquanto dentro o que se vê são recursos limitados para ampliar o universo do conhecimento que restringe a um currículo defasado que reforça a divisão das áreas do conhecimento. Os educadores estão conscientes de que é necessária uma mudança urgente no papel que a escola deve ter na sociedade - com um currículo significativo - e que esta só ocorrerá quando os profissionais envolvidos mudarem sua práxis.
Portanto, esta Proposta Pedagógica busca unificar o pensamento da escola sobre o que é educação e definir os seus objetivos enquanto Estabelecimento de Ensino, seguindo os princípios éticos da autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum; princípios políticos dos direitos e deveres de cidadania, exercício da criticidade e respeito à ordem democrática; princípios estéticos da sensibilidade, criatividade e diversidade das manifestações artísticas e culturais. As discussões organizadas em todos os segmentos: pais, alunos, professores, diretoras, pedagogas e funcionários, foram vitais no processo de elaboração, pois conseguimos reavaliar nossa prática, conceitos, planos e perspectivas para um futuro melhor e mais justo, uma vez que a escola é cada dia mais solicitada como espaço (às vezes único) de contato das crianças e adolescentes das classes populares, onde podem se instrumentalizar intelectualmente para ter seus direitos de cidadão garantidos, reconhecidos e preservados.
Para tanto a escola deve conhecer e desempenhar seu papel de formadora de opiniões e conceitos buscando dar ao aluno um ensino de qualidade. É fundamental que todos os educadores estejam envolvidos neste processo ensino-aprendizagem, tendo conhecimento da realidade, para isso é necessário, elaborar e executar um planejamento cuja intencionalidade venha a atender a esta sociedade a que se propõe transformar.

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