terça-feira, 9 de novembro de 2010

objetivos do ensino

V – ENSINO FUNDAMENTAL

1) Organização do Ensino
As discussões no Brasil levaram a implantação de uma política de ampliação do ensino fundamental de oito para nove anos de duração, exigindo tratamento político, administrativo e pedagógico, uma vez que o objetivo de um maior número de anos no ensino obrigatório é assegurar a todas as crianças um tempo mais longo de convívio escolar, com maiores oportunidades de aprendizagem. reestruturação do Ensino Fundamental trouxe a flexibilidade no tempo e espaço para a formação integral do aluno, respeitando o seu desenvolvimento. Dispositivos de pedagogia diferenciada foram acionados e novas metodologias entraram em ação. A diferenciação nos atendimentos dos alunos trouxe o respeito à diversidade, a ação coletiva e flexibilidade de encaminhamentos.
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n° 9.394/ 96 em seu artigo 34, sugere a ampliação gradativa do tempo de permanência do aluno na Escola.
A Lei n° 10.172, de 09 de janeiro de 2001, do Plano Nacional de Educação, propõe o Ensino Fundamental de 9 Anos de duração e ingresso obrigatório aos seis anos de idade do ano corrente.
Através do Parecer 06/2005 a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, segundo a legislação vigente, estabelece normas nacionais para a ampliação do Ensino Fundamental para 9 anos a todos os brasileiros a partir dos 6 anos, sendo implantada gradativamente até 2010.
O Ensino Fundamental de nove anos, pela inclusão das crianças de seis anos de idade, tem duas intenções: “oferecer maiores oportunidades de aprendizagem no período da escolarização obrigatória e assegurar que, ingressando mais cedo no sistema de ensino, as crianças prossigam nos estudos, alcançando maior nível de escolaridade”. (MEC, 2007)

2) Objetivos Gerais do Ensino Fundamental
Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia-dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;
Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar conflitos e de tomar decisões coletivas.
Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;
Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;
Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;
Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;
Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;
Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;
Saber utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;
Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.

3) Objetivos Gerais da Educação Especial
Possibilitar o acesso e a permanência na escola de crianças e jovens com necessidades especiais, garantindo aos mesmos a apropriação ativa e crítica do conhecimento científico;
Possibilitar o desenvolvimento global das potencialidades do aluno, atendendo aos princípios gerais da Política Nacional de Educação Especial, em consonância com as diretrizes pedagógicas da Secretaria Municipal da Educação.
Através destes objetivos, a inclusão toma um espaço importante na educação enquanto segmento da sociedade. Só através dela podemos realmente efetivar um processo de compreensão sobre o fato que cada criança aprende de uma forma, em um determinado tempo e de maneiras variadas.
O respeito à diversidade cultural, étnica, política, religiosa leva à uma preocupação de como tornar o processo ensino- aprendizagem consistente, que leve à qualidade total na Educação, promovendo a articulação de ações que promovam o repensar e a busca através de novas tecnologias e formas variadas de encaminhamentos que venham de encontro com novas necessidades.

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