terça-feira, 9 de novembro de 2010

Avaliação

VII – AVALIAÇÃO

Verificar vem do latim – verum facere, que significa “fazer verdadeiro” – investigar a verdade de alguma coisa, o processo de verificar configura-se apenas pela observação, obtenção, análise e síntese das informações, e encerra-se com a obtenção dos dados ou informações que se busca.
Já avaliar - do latim, provindo da composição a-valere, quer dizer “dar valor a” – atribuir valor ou qualidade a alguma coisa, ato ou curso de ação, e na ação de avaliar também é importante a coleta, análise e síntese dos dados, mas diferente da verificação, a avaliação conduz a uma nova decisão, uma ação.
Historicamente a avaliação acompanhava as teorias de aprendizagem, somente na LDB 4024/61 em seu artigo 14 a avaliação foi tida como obrigatória, para verificação dos conhecimentos, julgamento do desempenho do aluno (e servia apenas para classificar).
A LDB 5692/91 artigo 11 tratava apenas dos dias letivos, mas excluía desta contagem o tempo reservado as provas finais – portanto a avaliação ainda permanecia com a mesma característica.
Na LDB 9394/96 surgiu um novo olhar para avaliação, com o sentido de apropriar-se do saber. Houve então uma mudança no eixo do ensinar para o aprender. E esta é hoje uma ferramenta importante do processo educativo, uma oportunidade de reflexão que auxilia o professor quanto a sua didática e prática pedagógica e a aprendizagem do aluno, é a maneira prática de diagnosticar as dificuldades e avanços dos alunos, e também o plano de ação da escola.
A exigência da avaliação em ser um processo contínuo e qualitativo permite ações imediatas para “recuperar” as carências por ventura apresentadas.
Diferentes tendências pedagógicas sucederam-se, todas na tentativa de contribuir teoricamente para a formação do professor, dentre essas a abordagem sistêmica mais se aproxima ao desejado. Nela a avaliação visa o processo, o crescimento gradativo, respeita os limites e as qualidades do aluno, e o professor pode perceber esse desenvolvimento, porque um erro pode vir a ser um acerto.
A avaliação deve contribuir para a transformação do aluno em um indivíduo ativo pensante, participativo social e politicamente, podendo compreender, criticar e atuar transformando a realidade a qual está inserido, visando melhorar a sua qualidade de vida e da sociedade.
Cabe à escola, fundamentada no princípio de sua autonomia definir o processo de avaliação.
A avaliação na Escola Municipal Professora Delani Aparecida Alves, é entendida como um dos aspectos do ensino pelo qual o professor estuda e interpreta os dados da aprendizagem e de seu próprio trabalho, com as finalidades de acompanhar e aperfeiçoar o processo de aprendizagem dos alunos, bem como diagnosticar seus resultados.
A avaliação do aproveitamento escolar deve incidir sobre o desempenho do aluno em diferentes situações de aprendizagem, utilizando-se de várias técnicas e instrumentos diversificados. Deve relevar os aspectos qualitativos da aprendizagem, considerando a interdisciplinariedade e a multidisciplinaridade dos conteúdos.
A avaliação prioriza a atividade crítica, a capacidade de síntese e a elaboração pessoal, superando a memorização para que a avaliação cumpra sua finalidade educativa: diagnóstica, contínua, permanente e cumulativa.
O trabalho docente se efetivará em momentos de intervenções coletivas ou individuais, promovendo às dificuldades apontadas pela turma e às dificuldades pedagógicas de cada aluno.
As atividades avaliativas serão analisadas durante o período letivo, pelo professor, alunos e pais, observando as necessidades detectadas, a fim de reorganização dos objetivos e da recuperação de estudos, a qual objetiva atividades significativas no processo de aprendizagem do aluno.
É importante lembrar que a forma de registro da avaliação demonstra a imagem de um trabalho e que o professor precisa ter em mente para que e para quem este registro será apresentado. Pareceres com linguagem rebuscada podem não ser compreendidos pela família dos educandos, da mesma forma, pareceres que registram aspectos atitudinais podem não dar conta dos aspectos cognitivos

Avaliação Institucional
Avaliação Institucional é o processo de discussão permanente sobre as práticas vivenciadas. É neste processo que a autonomia da instituição é construída e que nele fornece subsídios para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do trabalho realizado e a caminhada da Escola.
A preocupação com a efetivação do trabalho realizado pela Escola vai além do espaço escolar. Este trabalho deve ter a participação ativa da comunidade em especial os pais, que devem ter ciência e colaborar nas propostas da Escola com finalidade de melhorar o trabalho realizado por esta instituição.
É primordial, para a Escola, que seja feita uma avaliação externa ao trabalho por ela desenvolvido, com o objetivo de análise dos resultados a fim de orientar a prática e estabelecer novas ações. Essa avaliação pode ser obtida através de pesquisas realizadas com a comunidade escolar.
Com relação aos profissionais da Escola, estes são capacitados de forma contínua, quase na sua totalidade tem curso de pós-graduação, participam de projetos desenvolvidos na Escola, com o objetivo do cumprimento com responsabilidade de seu papel dentro da Instituição de acordo com suas funções especificadas no Regimento Escolar.
A avaliação também deve favorecer o bom andamento do processo ensino-aprendizagem ao analisar: as condições físicas e materiais, o horário de funcionamento da secretaria, do laboratório de informática condizendo com as necessidades da escola, o serviço de documentação e informação escolar organizado e atualizado, as informações referentes à vida funcional dos professores e dos funcionários. O Ambiente Escolar, de um modo geral, é limpo e organizado, procurando proporcionar condições adequadas de trabalho aos profissionais. Na prática pedagógica, o projeto pedagógico deve ser reformulado/ reconstruído, as questões relativas às práticas pedagógicas devem ser discutidas coletivamente, a elaboração e o desenvolvimento do planejamento deve ser acompanhado pela equipe pedagógica.
A Escola também pode (e deve) realizar avaliações diagnósticas para iniciar o processo ensino-aprendizagem partindo do conhecimento que o aluno possui e a partir dessa avaliação e do levantamento dos interesses dos alunos construir os Projetos interdisciplinares. Os planejamentos devem ser reconstruídos e realimentados de forma contínua e a partir disso serem feitas avaliações formais.
Portanto, a avaliação é a base consciente para estabelecer as condições necessárias à vida e ao processo humano, tanto individual como social e constitui-se em um processo de autonomia com responsabilidade.

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