terça-feira, 9 de novembro de 2010

formação continuada

VII – FORMAÇÃO CONTINUADA

Os planos de formação devem ser construídos democraticamente, tendo como base as necessidades de cada grupo, objetivando: promover a qualidade de ensino; a compreensão, reflexão e analise critica da realidade; possibilitar aos profissionais da educação uma ação crítica, comprometida com a democracia, na igualdade social e vinculada a liberdade de todos; formar novas gerações ativas exercendo de fato sua cidadania.
A LDB prevê em seu artigo 61 Formação Continuada por meio do aperfeiçoamento que a mantenedora (SMED) deve proporcionar aos profissionais da educação, a qualificação pedagógica que a escola deve construir, como também a busca de cada profissional para a continuidade deste processo.
Os meios para exercer este processo de formação podem ser:
- Cursos, palestras e seminários
- assessorias e estudos na hora atividade
(na escola ou Smed)
- reuniões pedagógicas, conselhos de classe e reuniões do conselho escolar previstas em calendários ou extraordinárias
- oferta de cursos, por meio de inscrições, por área de interesse (exemplo: Curitiba)
- cumprimento da lei municipal1703/2006 (afastamento remunerado do professor para cursos de especialização) e revisão do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento, no que diz respeito a valorização da formação profissional
Para que isto realmente ocorra, faz-se necessário levantar questões sobre a pratica cotidiana, assim a formação ofertada pela mantenedora deveria ser planejada coletivamente tomando como ponto de partida as necessidades da escola, com diretrizes, objetivos e metas claras. E no interior da escola se estabelecer um plano de ação (discutido e aprovado coletivamente) que efetive a aprendizagem.
A formação continuada, prevista na LDB também no artigo 67, promove a valorização dos professores da educação, através do aperfeiçoamento que mantenedora – SMED proporciona.
Estão sendo realizados estudos sobre o Regimento Escolar, Diretrizes Curriculares, O Ensino Fundamental de Nove Anos, Aprimoramento das Avaliações, Adaptações Curriculares entre outros.
- Diversos cursos e encontros ofertados pela SMED: a mantenedora oferta A Jornada Pedagógica e encontros, nas diversas áreas do conhecimento durante todo o ano letivo. A divulgação é feita através de folder, e-mail, ofícios.
- Cursos, palestras e seminários ofertados por entidades educacionais: eventos ofertados aos professores, que inscrevem-se conforme necessidade ou interesse e/ou permanência.
- Assessorias nas permanências (na escola ou SMED): sempre que solicitado pelo professor, equipe pedagógica ou quando houver necessidade, a escola agendará assessoria para suprir as dúvidas existentes e auxiliar a prática pedagógica.
- Reuniões pedagógicas previstas em calendário ou extraordinárias conforme a necessidade da escola: reuniões realizadas pela equipe pedagógica onde são contemplados assuntos de cunho pedagógico para análise, reflexão e discussão do trabalho na escola. Nessas reuniões são levantados pontos positivos do trabalho, bem como aqueles que necessitam ser re elaborados para um melhor aproveitamento e sucesso por parte do aluno e do professor.
- Estudos na permanência: uma permanência por mês, a equipe pedagógica faz momentos de leitura, estudos e discussões sobre leis educacionais, literatura atual da área , matérias de revistas educacionais ou algum assunto pertinente ao momento atual de relevância para a atualização do professor.
- Planejamento bimestral : a escola oportuniza em cada bimestre, o encontro dos professores dos turnos da manhã e da tarde de cada, juntamente com a equipe pedagógica, para elaboração de planejamento coletivo e troca de experiências. As trocas de experiências são meios interessantes de formação continuada. Esses são momentos que, além de finalidades de organização escolar, destinam-se a estudos, à discussão de práticas de sucesso de trabalho elaboração de projetos e aperfeiçoamento dos que apresentam resultados positivos. Desta forma a escola contribui para que o professor desenvolva sua criatividade, atualize sua prática e tenha uma ação mais segura e mais produtiva.

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