terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

PROPOSTA PARA O NEPSO

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ARAUCÁRIA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
ESCOLA MUNICIPAL PROAFESSORA DELANI APARECIDA ALVES

TÍTULO

A escola da comunidade e a comunidade da escola

PROBLEMATIZAÇÃO:

Como a escola pode atuar para que a comunidade esteja presente no processo ensino-aprendizagem dos nossos alunos?


JUSTIFICATIVA:

Os alunos da escola moram nas proximidades. A maioria deles é proveniente de uma região de invasão. Acredita-se na importância de trabalhar/conhecer a comunidade em seus aspectos históricos, culturais, geográficos, sociais para que o nosso aluno além de se apropriar dos conhecimentos acadêmicos, tenha também uma formação cidadã, inclusive cobrando ações afirmativas relacionadas a questões humanitárias, comunitárias (saneamento básico, energia elétrica ...)
Outrossim, o aluno conhecer a sua escola em seus aspectos arquitetônicos, históricos,filosóficos, pedagógicos a fim de valorizá-la como uma instituição de ensino importante para toda a comunidade.

OBJETIVOS
Pesquisar as características culturais, históricas, sociais, econômicas da comunidade (levantamento de dados).
Conhecer curiosidades sobre a comunidade.
Explorar a situação geográfica da sua comunidade no município de Araucária.
Conhecer as organizações sociais da comunidade: Associação de Moradores, Prato Popular...
Ouvir as pessoas a respeito de suas expectativas em relação à escola e as dificuldades que vivencia na sua comunidade.
Conhecer o Poder Público de Araucária: prefeitura, prefeito, secretaria municipal de educação...
Identificar os problemas sociais da comunidade.
Buscar possibilidades de superação dos problemas sociais junto a autoridades competentes.
Conhecer a escola e sua história.
Conhecer e explorar a estrutura arquitetônica da escola.
Conhecer os aspectos filosóficos e pedagógicos da escola resgatando a função social da escola junto a comunidade onde está inserida.
METODOLOGIA /ESTRATÉGIAS

Pesquisa sobre a comunidade (levantamento de dados)
Produção de gráficos/tabelas sobre os dados levantados.
Exploração da posição geográfica da comunidade (localização, relevo, rios ...)
Realização de passeios/visitas em locais apropriados da comunidade. Ex.: conhecer um rio, uma organização social ...
Entrevista com moradores da comunidade a respeito dos problemas sociais e as expectativas em relação à escola.
Identificação dos problemas sociais da comunidade.
Busca de possibilidades de superação dos problemas sociais junto a autoridades competentes, através da elaboração de documentos (ex.: carta ao prefeito, produção de jornal comunitário...).
Confecção de maquetes sobre a comunidade.
Exploração de textos informativos, jornais ... relacionados a comunidade.
Pesquisa sobre a escola ( história, arquitetura, fundamentos filosóficos, pedagógicos).
Confecção de maquetes sobre a escola.
Produção de gráficos/tabelas sobre os dados levantados da escola: número de alunos, profissionais ...
Identificação dos problemas da escola ( recursos materiais, recursos humanos, ...)
Busca de possibilidades de superação dos problemas encontrados na escola, junto a autoridades competentes.

Língua Portuguesa

Exploração de textos orais e escritos.
Elaboração de perguntas para entrevista.
Leitura de textos
Realização de diversas atividades relacionadas ao processo de aquisição da leitura, escrita e interpretação.

Matemática

Resolução de situações problema sobre os dados levantados da comunidade e escola.
Elaboração, leitura e interpretação de gráficos, tabelas, dados estatísticos da comunidade e escola ...
Estudo da geometria – organização da comunidade e arquitetura da escola.

História

Pesquisa sobre a História da comunidade e da escola.
Conhecimento sobre a cultura comunidade.

Geografia

A Comunidade e a Economia ( indústria, comércio, geração de emprego e renda ...)
A posição geográfica da comunidade.
Rios, relevo, clima, ...


Ciências

Higiene e Saúde
Saneamento básico
Preservação ambiental

Artes

Representação através da Arte: a escola e a comunidade.
Pesquisa sobre obras de arte relacionadas a escola e comunidade.

Educação Física

Conhecer os esportes usados na comunidade.
Conhecer as brincadeiras usadas na comunidade.



RECURSOS

Globo terrestre, mapas.
Biblioteca: revistas, livros ...
Material escolar e pedagógico
Laboratório de Informática: internet

AVALIAÇÃO

Ocorrerá durante todo o desenvolvimento do projeto observando o aproveitamento e desempenho de cada aluno durante a realização das atividades propostas.

Nenhum comentário: